...

quarta-feira, março 29, 2006

Oxford - Cambridge

È já este domingo que se realiza, provavelmente, a mais mediática regata de remo do mundo, estou claro a falar do confronto entre as históricas universidades de Oxford e Cambridge, ou então a “The Boat Race”, como também é conhecida. Esta histórica regata de embarcações de shell de oito, já tem 151 edições realizadas, tendo Oxford vencido 72 edições e Cambridge 78 edições, a primeira edição teve lugar em 1829, entre 1915 e 1919 não se realizou devido à primeira guerra mundial, na edição do ano anterior levou a melhor a universidade de Oxford, pelo que se espera uma resposta por parte de Cambridge nesta edição.

Um dos momentos mais caricatos desta regata aconteceu em 1877 quando foi declarado um empate entre ambas as embarcações, difícil de acreditar não é verdade, mas naquele tempo lá se imaginava que algum dia ia existir o “foto finish”, e provavelmente o juiz de chegada estava um pouco distraído no momento exacto, e lá aconteceu, enfim talvez tenha sido a melhor decisão, com cordialidade característica dos Ingleses, foi declarado o empate e assim ninguém se ficou a rir de ninguém.

Embora disputada em rio aberto, no Tamisa Londrino, em 1998 a tripulação de Cambridge fez parar o cronómetro em 16minutos e19segundos, que é o actual recorde da prova. Esta regata realiza-se no mesmo percurso da “The Head of the River Race”, que se disputou no fim de semana passado, mas em sentido inverso, desta feita jusante – montante. Ainda não foi possível saber se este ano terá cobertura televisiva como é habitual, mas de qualquer maneira, já sabes, no domingo a partir das 14:00 horas mantém-te atento.


Para saberes tudo acerca desta regata, consulta a página oficial deste evento: aqui