...

quarta-feira, março 22, 2006

The Head of the River Race

No próximo sábado realiza-se mais uma edição da celebre regata Londrina, The Head of the River Race, que juntamente com a Henley Royal Regatta e a já mítica regata entre as universidades de Cambridge e Oxford, representam o expoente máximo do remo no país de "Sua Majestade", país no qual, esta modalidade tem as suas raízes.
Esta regata é realizada no rio Thames, sentido montante - jusante, o percurso está compreendido entre as pontes de Chiswick e Putney, perfazendo uma distancia aproximada de 6800 metros.
Quando se fala nesta regata é obrigatório falar do mítico “Leander Club”, lendário clube de Henley-of-Thames, no qual remam e remaram as maiores estrelas do remo Britânico, como por exemplo Steve Redgrave, Matthew Pinsent, Tim Foster ou James Cracknell, e caso consiga vencer este ano, alcançara a quarta vitória consecutiva. Esta prova é realizada ao mais puro estilo contra-relógio, ou seja com largadas consecutivas, e com o objectivo de completar o percurso no menor tempo possível, como aconteceu o ano passado, a equipa do Real Club Náutico de Vigo, volta este ano a marcar presença nesta regata, e desta vez irá largar bem melhor posicionada, graças ao fantástico oitavo lugar conquistado na edição do ano anterior, mas quando se compete numa prova em que se apresentam na largada nada mais nada menos que 420 embarcações de shell de oito, de todos os países da Europa e não só, tudo é possível, boa sorte para “nuestros hermanos”.
Observando bem o local e o percurso onde é disputada esta prova, rápidamente se chega à conclusão da origem do caricato nome que foi atribuído a esta regata. Curioso, muito curioso....
Consulta o site oficial desta regata: aqui