...

terça-feira, agosto 29, 2006

Campeonato do Mundo terminado.

Mesmo sem presença de nenhuma tripulação portuguesa nos dias mais importantes deste mundial, sábado e domingo, não perdi oportunidade de assistir às finais em directo deste campeonato, de entre provas verdadeiramente espectaculares, deixo aqui algumas das minhas conclusões.
No 1X H, a morte na praia de Hacker, perdeu o título para Drysdale na última remada, que se mostrou muito calculista acreditando sempre que Hacker pagaria caro a fortíssima saída que fez. No 2X H, a França venceu a Eslovénia num duelo que se previa equilibradíssimo, e desta vez nem sequer esperaram para a parte final da prova para mostrarem a sua superioridade, ficou bem claro desde o início que eram melhores. No 4- H, titulo esperado para a Inglaterra, não falharam, complicado na primeira metade da prova, mas com a autoridade habitual cumpriram a tarefa. Com muita superioridade também a Polónia venceu o 4X H, desde muito cedo se destacou e venceu a concorrência dos países de Leste. Na prova rainha, o 8+, vitória da Alemanha nos homens, ao fim de muitos anos de jejum, a Alemanha voltou a vencer uma prova da qual tem muitas glórias e tradição, nos femininos venceram as Americanas com bastante superioridade. Falando agora um pouco de ligeiros, nos femininos domínio quase total da China, nos masculinos mais dividido, vitória surpreendente da China no 4- HPL, batendo os Irlandeses e Franceses que talvez eram favoritos à partida. No 2X HPL, incrível o domínio da Dinamarca, com muito à vontade desde o inicio, no 8+ HPL, como se esperava os Italianos a demonstrarem porque eram favoritos. Falando agora um pouco noutros destaques, não poderia esquecer a boa prestação da Espanha e principalmente dos atletas do nosso vizinho Náutico de Vigo, medalha de prata no 1X HPL e no 2- HPL, dá que pensar, tão perto de nós e com tão bons resultados, fico contente por eles.
Em jeito de conclusão, também tenho de referir que pelo menos nestes dois últimos dias de provas, pareceu-me que o plano de água da pista não é dos melhores, fiquei com a sensação que havia sempre algum vento, favorável neste caso, e a água estava sempre algo agitada, esta será a pista Olímpica em 2012, portanto já fica aqui um registo para quem tem intenções de lá ir competir, quanto ao resto, e em conversa com um colega de clube que lá remou, em termos organizativos e logísticos, nada a referir, tudo cuidado ao pormenor com o tradicional rigor Inglês, para o ano que bem à mais e esperemos que corra bem melhor aos nossos.

Resultados dos dois dias de finais:
dia 26: aqui
dia 27: aqui