...

quarta-feira, outubro 18, 2006

Conciliação!

É o tema mais falado no Caminhense estes últimos tempos, será que o clube poderá contar com os cincos remadores que se encontram ao serviço da selecção, a federação pretende apostar mais forte ainda na preparação das equipas nacionais este ano, visto tratar-se de um ano de qualificação Olímpica, ao ponto de comprometer a participação destes atletas nas regatas mais importantes a nível nacional de clubes deste ano, deixando portanto o nosso clube seriamente debilitado, pois bem, inquestionável tem sido o apoio que o clube tem prestado à federação, inquestionável a vontade e o desejo destes cinco remadores Caminhenses lutarem por uma participação Olímpica, e então o clube, será que poderá ficar com os importantíssimos resultados anuais comprometidos por estas razões.
A direcção do clube pretende esclarecer toda esta situação com a federação, com o desejo de não comprometer todo este trabalho de preparação das equipas nacionais, mas querendo saber qual a possibilidade de não ser tão seriamente prejudicada com tudo isto, enumeras questões se levantam com o intuito de ser atenuada esta situação, embora para mim, seja muito claro que há uma questão que não foi bem planificada e que pode comprometer todo o resultado deste problema, o calendário nacional, em muitas outras modalidades o calendário de competição é moldado em prol das competições mais importantes, e falo inclusive em desportos profissionais, agora falando em desportos amadores como é o caso do remo, é inquestionável que os clubes de formação dos atletas nunca poderão sair prejudicados com as apostas da federação, são os clubes que fazem grandes esforços na formação e preparação dos seus atletas, correndo ainda o risco de se verem privados dos mesmos nos momentos mais importantes ao nível das competições internas, algo deverá ser feito, não haveria nada melhor para o clube que ver os seus remadores nos Jogos Olímpicos, mas a existência e o sustento dos clubes está intimamente ligada aos resultados desportivos alcançados ao nível das competições internas pelo que seria coerente conciliar todos os esforços para que ambas as partes pudessem sair beneficiadas, espero muito que seja encontrada uma solução para este caso, porque para o sucesso das equipas nacionais é necessário existir bem estar nos clubes, seria muito difícil ao S.C. Caminhense alcançar os seus objectivos sem a utilização destes cinco importantes atletas.

17 Comments:

At 19 outubro, 2006 12:09, Anonymous Anónimo said...

Muito bem Rui.
Até pensei que andavas distraído.
Este é um problema sério, se há alguém que saiba mais que venha aqui dizer por favor.
Para não assistirmos a palhaçadas já vistas como 2 atletas Pré Olímpicos do SCC a ver o nacional na bancada e o CNID a ser reforçado com 3 ou 4 Atletas tambem Pré Olimpicos que não tinham conseguido o objectivo mas que no nacional fizeram a diferença.
José Manuel Gomes

 
At 20 outubro, 2006 20:06, Anonymous Anónimo said...

Eu acho muito bem que a FPR aposte sério na selecção.
Acho muito bem que os atletas que estejam na selecção apenas pensem nisso e os clubes fiquem em 2º plano.
Acho que o nacional deveria ser depois do mundial, para permitir a participação dos atletas.
Mas o SCC e os outros clubes deveriam apenas ficar contentes e orgulhosos por os atletas da selecção serem dos seus clubes.
Isto dos atletas fazerem todas as provas nacionais e internacionais já não dá para bons resultados a nivel internacional. Tem de haver uma escolha e uma prioridade.
Vejam os outros paises.
Para esses atletas um resultado internacional deveria ser tudo e um resultado nacional deveria ser menos importante.
Aliás, duvido que esses atletas não tenham já ganho nacionais suficientes que os façam dar menos valor a um titulo nacional.
Só o fazem porque têm de treinar nos clubes...

 
At 20 outubro, 2006 23:29, Anonymous Anónimo said...

Os atletas são importantes tanto para o clube como para a selecção, mas não estamos a colocar a carroça em frente dos bois?É que ainda vêm ai os testes nacionais e podem haver surpresas, ou será que estes atletas estão garantidos nos seus locais na selecção e o que o rasquinhas e companhia querem fazer é brincar com o pessoal?! Também não faz mal porque eu não vou perder o meu tempo e fazer tantos kms para nada.

 
At 21 outubro, 2006 09:06, Anonymous Anónimo said...

Os atletas da selecção vão ou não remar pelos clubes?
Em que regatas?
Rui esta moderação é uma forma Americana de censura, tipo PIDE estas a ver?
José Manuel Gomes

 
At 21 outubro, 2006 23:16, Anonymous Anónimo said...

Eu gostaria de saber s os atletas em questão já tem lugar cativo na selecção,se é que lhe podemos chamar assim,pois os testes nacionais ainda ñ s realizaram e já s fala na ñ utilização dos mesmos nas provas nacionais tem d haver dignidade desportiva pr com os atletas que abdicam d mt e andam a treinar pr realizarem os seus sonhos desportivos ,eu axo que quem dirige a federação devia s referir sobre este assunto e ñ s eskeçam que uma selecção é constituida pelos melhores e ñ pelos que dão menos dores de cabeça e se rebaixam a metodos menos desportivos o tempo do Salazar já acabou.É preciso demitir principalmente o corpo técnico pois ñ tem capacidades pr desenvolverem um trabalho digno e direccionado pr uns jogos olimpicos já o provaram e contra factos nunca houve argumentos,jamais na vida tivemos comentários negativos na página do campeonato do mundo sobre uma tripulação e do treinador que berrava pr com os atletas.sr rascão marques acorde e ñ tenha receio de os demitir pois terá mta gente a apoiá-lo nessa sua corajosa decisão,acredite.Esta é uma critica construtiva d quem já deu mt ao remo e que gostaria d continuar a dar,mas ver o tempo escassear e nd s fazer custa a toda a "família " do remo.abraço desportista

 
At 23 outubro, 2006 18:56, Anonymous Anónimo said...

Os melhores devem comportar-se como atletas, pois esse é também um requisito para se ser o melhor. Constitui também um factor muito importante o facto de se deixar de reunir equipas no ano da competição. Portanto, estas equipas estão já reunidas e seria danoso separá-los. A não ser, claro, que surja um grande atleta à última hora...pouco provável.
Vamos esperar para ver o resultado. Quem sabe se descobriram a pólvora de se fazerem atletas olímpicos em apenas um ano e pouco...pouco provável.

 
At 24 outubro, 2006 14:49, Anonymous Anónimo said...

É pouco provável o aparecimento de atletas bons uma ova...Isso é conversa de quem está preocupado pois todos sabemos que fora da selecção existem melhores atletas do que os existentes lá,sem tirar a dignidade e o mérito a quem representa as nossas cores nacionais pois eles são os que menos têm culpa...E para que se saiba a tripulação do 4-HL está reunida há tres meses e o ano da competição em causa(Pequim 2008) Jogos Olímpicos ainda está a 22 meses por isso há tempo de chamar os melhores pr a selecção pois de certeza que há atletas ligeiros em ponta que ñ estão neste momento na tripulação atrás referida.Esperemos que todos os atletas da selecção se apresentem nos testes pr s averiguar se são os melhores(tou mt curioso neste aspecto)e boa sorte pr todos.saudações desportistas

 
At 25 outubro, 2006 13:37, Anonymous Anónimo said...

Pequim 2008, meu caro, só é possível se em 2007 (cerca de 10 meses) se conseguir o apuramento. Ser melhor ou pior individualmente nos redutores testes da selecção portugueses já demonstrou noutras ocasiões que pouca relevância tem. Remar em equipa apresenta-se bem mais complexo.

 
At 26 outubro, 2006 16:40, Anonymous Anónimo said...

Pois, mas é individualmente que se revelam os atletas,atleta que seja bom individualmente só se for mt individualista ñ s vai adaptar numa tripulação e sendo assim nem aos testes vai pois skiff nos jogos para portugal é impossível neste momento e se remarem em 2- já é uma equipa ,a mim parece-me é que o caro anónimo defende uma teoria curiosa e complexa mas reveladora de quem tá pouco confiante das suas capacidades.Se se demonstra que pouca relevância tem os testes é porque a qualidade para a selecção(e a sua equipa técnica triunfadora sem provas dadas) ñ interessa mas sim quem lhes diz sempre sim a tudo sem contestar nada.Mas olhemos só para os testes em Novembro com 4 regatas de 2ooo metros na época em que a preparação dos atletas é pr mta carga e fundo lento só mesmo em portugal pois em mais parte nenhuma do mundo s faz tal disparate(sim em mais país nenhum se faz só mesmo da cabeça de quem ñ percebe mesmo nd de remo e muito menos de remo de alta competição).Pensem neste comentário

 
At 31 outubro, 2006 13:44, Anonymous Anónimo said...

Só quem faz fundo lento consegue ser eficaz nos 2000 metros. É evidente que nunca saiste do país pois o treino aeróbio faz-se em todos os países, pois nenhum atleta tem capacidade para prevalecer perante treinos anaeróbios se não tiver um bom fundmento físico. Os atletas devem ser julgados com um conjunto de premissas mais alargadas que os testes de água em skiff. Noutros países o seleccionador reúne diferentes valores e experimenta equipas de modo a apurar o valor de cada atleta no ambiente que será alvo de prova. Ou seja, a embarcação que deve representar Portugal. Não quis com o meu anterior comentário definir os testes como inúteis, mas sim, e volto a repetir, redutores. Parece-me claro que o português constitui um mistério para grande parte dos participantes do blog. Leiam para poderem exprimir melhor o que vai no pensamento. Afinal o derradeiro objectivo é o remo e não eu ou tu, caro anónimo. Mais informação não ocupa espaço.

 
At 31 outubro, 2006 15:19, Anonymous Anónimo said...

Caro anónimo vou-lhe dar razão num aspecto e noutros ñ lha vou dar pois entendeu mal as minha frases supra-citadas,mas só lhe posso dizer que ja tive na selecção de remo 6 anos com 3 treinadores diferentes e neste momento ñ temos selecionador há altura das exigências.E caro anónimo o português que para diz ser um mistério para si é uma parábola(vá ao dicionário).E como diz um velho ditado PORTUGUÊS No melhor pano caí a nódoa. Abraço desportista.

 
At 02 novembro, 2006 18:42, Anonymous Anónimo said...

Não te chateies. Assim, levas-me a pensar que o teu pano está irremediavelmente sujo. Aliás se precisas de te justificares com os seis anos de selecção, então reconheces a tua falta de experiência no assunto. Mesmo porque seis anos numa selecção como a portuguesa, pouco significa em temos de remo global. Existem clubes que fazem um trabalho bem mais completo que o da nossa equipa nacional. Ou porque os técnicos não têm condições de trabalho, ou não têm condições e ponto. A minha falta de entendimento quanto às tuas declarações poderá estar relacionada com explicações dúbias. Se pensas que para se entender a palavra parábola é necessário um dicionário... Continuo a achar que devemos discutir baseados nas nossas convicções e experiências (Sobre remo) mas que falta chegar ao fim da linha para chamarmos falhados aos nossos actuais dirigentes federativos. Concordo contigo no entanto, que, não me parecem à altura (pessoalmente). Questionar é praticar a democracia. E o seleccionador parece-me interessasdo em fazer amigalhaços e não proporcionar condições para criar campeões. Já treinaste com o actual DTN? Bons treinos caro anónimo e mais uma vez digo que não te chateies. Afinal remamos todos para o mesmo lado, ou pelo menos seria o ideal para fazer o remo português sair da linha de partida. Saudações cordeais

 
At 03 novembro, 2006 13:43, Anonymous Anónimo said...

É óbvio que os clubes nao podem ceder nesta questao de deixar os atletas nas maos da federaçao... eles nao sao profissionais e tem um compromisso de longa data com as unicas instituiçoes que verdadeiramente os acarinham e lhes dao o verdadeiro apoio quando eles mais precisam. Pois e tambem por isso que temosque reconhecer que perante a realidade do remo nacional é catastrofico para os clubes ficar sem os seus melhores atletas nas principais regatas nacionais. Quando o scc ou outro clube for questionado pelos patrocinadores (os clubes precisam de dinheiro vindo de algum lado) sobre que resultados o clube conseguiu, axam que tera algum valor dizer: "Cá em portugal nao ganhamos grande csa mas tivemos atletas lá fora que sendo "nao profissionais" andaram vestidos com as cores da seleçao mas nao tinham nd que publicitasse o clube...
No ano seguinte menos dinheiro tera o clube, piores condiçoes terao os atletas e o remo em geral
SE e digo SE valesse a pena a estes atletas andarem a perder o tempo na seleçao por um bom motivo... agr tudo isto para depois nao haver resultados... ja todos percebemos que nos actuais modelos esta seleçao nao vai a lado nenhum...

na minha opiniao é nos clubes que ainda se faz e se procura fazer um Bom Remo, e um remo com alguma qualidade... É grande o esforço que fazem alguns clubes para participar em algumas regatas internacionais como foi o caso do ano passado... e foi com agrado que assistimos a vitorias e outros bons resultados em regatas com grande competitividade de clubes como o GCF e o SCC por exemplo

OS CLUBES SAO O QUE DE MAIS IMPORTANTE OS ATLETAS TÊM... E OS PROPRIOS ATLETAS VAO ACABAR POR PERCEBER QUE É NOS CLUBES E COM OS CLUBES QUE ESTAO BEM...
(essa teoria de que os atletas so tao nos clubes para terem um sitio onde treinar e uma parvoice descumunal... e nos clubes que a maioria de nos teve sempre os amigos e uma segunda casa, nao me parece que os atletas queiram o pocinho para segunda casa!!!)))

SAUDAÇOES GINASISTAS

 
At 05 novembro, 2006 23:16, Anonymous Anónimo said...

Heráclito Guimaães

Caro amigo ftbs_gcf.

Sei que vou ser criticado pelas minhas palavras, mas a vida tem me ensinado a não estar calado em algumas situações e a não ter medo de exprimir as minhas opiniões, sem me esconder, assim como a encarar o resultado das mesmas. Com o devido e merecido respeito pelo Eng. Tomé homem que admiro pela entrega ao clube e por me ter ensinado muitas coisas, pelo meu sempre amigo e COACH Pedro Tomé e demais colegas com os quais remei, tenho de me exprimir.


Você não deixa de ter razão em falar dos clubes como a segunda casa dos atletas, mas não estará o senhor a falar neste blog com um pouco de rancor em relação ao sucedido com os seus atletas?
Não se esqueça que qualquer empresa gostaria de ter o seu nome associado a um feito como a participação nos Jogos Olímpicos.
Depende agora da forma como os senhores apresentarem o sucesso desses atletas à comunicação social. Devem mostrar à comunicação social que estes atletas conseguiram-no com o imprescindível apoio dos vossos patrocinadores. O patrocinador não quer resultados, quem os quer são os clubes, o patrocinador quer o seu nome o mais divulgado possível, quer que o seu nome chegue o mais longe possível, que atinja o seu mercado alvo e se possível muito mais, quer o chamado retorno. Esse retorno não é dado pelas vossas vitórias mas pela projecção que a vossa participação e resultados possam dar ao seu nome , à sua marca.
Também a mim me custou ver amigos como o Ricardo Paula e o Bairrão, perderem a vontade de continuar a treinar.
Não estive lá para ver o que se passou, apenas sei que me contaram.
Mas quanto a esta questão da participação dos atletas, é um assunto que deve ser falado pelos clubes com a Federação, em momento e local próprio e desta forma.

1-O clube, em principio, apoia-nos sempre, excepto se alguém pensar que somos prescindíveis, como me fizeram a mim aí mesmo na nova secção naútica, após tantos anos de dedicação ao clube- pois, essa atitude do senhor Lavoura, está-me ainda no goto, mas vai-lhe sair caro, aliás já começou a sair.
2-Realmente é no clube que temos os nossos amigos, lá os fizemos e crescemos com eles;
3- Existem bons treinadores em alguns clubes que tentam fazer bom REMO, mas isso é em alguns clubes, porque têm a sorte dos os ter,...(os bons treinadores. Eu não sei quais são, nem onde estão. Mas creio que toda a comunidade remadora sabe quem são, onde estão como são ou não reconhecidos;
4- A ideia de que os atletas só estão no clube para treinar é ideia daqueles que julgam ser os maiores e que estão a cima de tudo e de todos, que são imbatíveis e que nada os afecta.Esses, já na minha altura de remador se via quem eram, todos sabem quem são, como são e porque pensam que são. E até vos digo, se calhar porque não existe concorrência à altura e de quem é a culpa? Não é dos atletas que não concorrem e que não ganham, mas sim dos dirigentes que deixam escapar os bons que tiveram e poderíam manter;

5- Se os atletas que vão às selecções não aprendem é porque não querem. A maioria dos atletas ainda não tem maturidade suficiente e vão à selecção, porque é giro, porque se vai passear, estar-se na selecção é estar-se entre os melhores e dá prestígio. Essa mentalidade tem de se mudar e tem de se pensar na selecção de outra forma, e começa por se deixar de falar assim da selecção, fazendo-a passar pelo papão;
6- O sonho de qualquer ATLETA é a participação no mais alto evento, nos JOGOS OLÍMPICOS e isso só pode acontecer representando as cores nacionais.
7- Esquece-se que o seu clube arranjou dinheiro para profissionalizar um hipotético 4x? Porque seria?! Devia ser para apenas ganhar o Campeonato Nacional?! E eu sou o Pai Natal.
Se o barco fosse apurado, e eu não duvido nada que o fosse, dadas as capacidades dos atletas em causa, os atletas seríam todos do Ginásio, mas atenção, do Ginásio LITOCAR.
Se isso tivesse ido para a frente, ou se for qual a repercussão do feito pelo clube na cidade e mesmo no país. Qual a satisfação do Patrocinador.
Pois ...

Sabem os que vos digo, o mal do povo português é estar sempre a queixar-se quando as coisas não correm com querem, em vez de fazerem para melhorar.

A participação de um atleta de qualquer clube nos Jogos Olimpicos dá notoriedade não apenas a ele mas também ao seu clube e portanto ao PATROCINADOR. Por favor, já não temos 15 anos, deixem-se de conversa fiada.

7- O Pocinho realmente é longe fica mais ou menos num local onde chamamos, -perdoem-me a expressãomas tem de ser -de "cú de judas", "lá para trás do sol posto", está, ou é, como se costuma dizer um local desterrado, mas já pensaram no porquê de serem lá os estágios? Quando não sabemos não podemos criticar, a não se que possamos realmente ajudar.

Não tenho medo das consequências dos meus cometários, porque não falo mal de ninguém, não acuso ninguém e apenas pretendo trazer calma, tranquilidade e diálogo, que é coisa que tem faltado nesnte nosso mundo, diálogo.
Parem de criticar apresentem soluções, mas estruturadas.Ah e não se escondam.

Saudações Desportistas

Heráclito Guimarães

 
At 06 novembro, 2006 17:30, Blogger Super said...

Heraclito, estou quase a dar toda a razão, mas parecia mal.
A ideia do Pocinho é completamente despropositada e sem fundamento quando temos tantos e tão bons planos de agua em locais bem mais apraziveis e bem mais próximos dos locais onde se pratica remo. Ou quererás dizer que é para os atletas fazerem treino de adaptação climatérica???
Temperaturas acima dos 40º no Verão e abaixo dos 5º no inverno são um bom motivo. Qualquer outro só esbarra naquilo que penso. Lobby.
Quanto á qualidade do remo português, estamos conversados, infelizmente. As ilhas faroe e outros paises afins tambem participam no JO para preencher quotas
Boas remadas

 
At 07 novembro, 2006 12:34, Anonymous Anónimo said...

Super pelos vistos estamos de acordo. O que eu apenas quero dizer é que devemos conversar, perguntar e apresentar soluções. Não discordo com a revolta dos atletas ou dos dirigentes, porque todos devemos ter opinião, apenas entendo é que não se deve criticar de forma tão àspera a modalidade,porque as criticas não afastam ninguém para além dos atletas. Estes são os mais prejudicados nisto tudo e eles são quer queiramos quer não, ...o REMO.
Não vou dixcutir nem opinar sobre assuntos dos quais não estou informado, mas sou da opinião que devemos conversar e entendermos a razão de ser de cada atitude, de cada decisão. Para isso, vou tentar organizar um encontro nacional de dirigentes, treinadores, arbitros e atletas, a fim de se conversar apresentar soluções, ideias, mas sem o degredo que temos assistido ultimamente. Abraço para ti e para os demais amigos remadores.

 
At 09 novembro, 2006 17:46, Blogger Super said...

Aproveitemos para levantar todas estas questões no próximo dia 18 na Assembleia Geral, em Coimbra. Pode ser que saia fumo branco para a modalidade.
Outra coisa, esperemos que a "carneirada" leve um chapeu pensador tipo o do "Professor Pardal" para lhes dar ideias quanto ao futuro, pois assim não vamos lá. Os clubes são a base de sustentação da modalidade. os dirigentes vem e vão e apenas fica a sua obra. É bom que quem dirige pense nisso e os tenha no sitio para reclamar e exigir o melhor para a modalidade e não apenas para si.
Boas remadas

 

Enviar um comentário

<< Home