...

sábado, fevereiro 03, 2007

Campeonato Nacional de Fundo 2007

“Então Rui como vai o remo”, “olha, vou domingo fazer o campeonato nacional de fundo ao Porto”, “ em que zona è a prova?”, “é na zona ribeirinha”, “a sério! Também se fazem provas de remo ai?”, pequeno extracto de uma conversa que tive com um amigo meu há poucos dias atrás, até poderia não passar de uma simples conversa banal entre duas pessoas que entendem um pouco de remo, mas pelo contrário, esse meu amigo ainda há pouco tempo atrás confundia canoagem com remo, tive um largo e duro caminho para lhe ensinar um pouco sobre remo, pouca coisa, mas talvez o suficiente para ele na última conversa que tivemos se sair com esta, ou seja, sem ainda estar muito por dentro da modalidade, apenas ter algumas noções básicas que eu lhe transmiti, já conseguiu absorver pormenores básicos, um deles, que a zona ribeirinha do Porto não é o sitio ideal ou adquado, nem muito que se pareça para realizar uma prova de remo, muito menos, um campeonato nacional. Desenganem-se todos aqueles que pensam que eu não gosto do Porto, da zona da ribeira, é verdade, eu não gosto, eu adoro aquela zona, é um sitio lindíssimo onde se podem fazer inúmeras coisas agradáveis, mas tal como já o ano passado referi, sou totalmente contra a realização de um campeonato nacional de remo ali, as provas de que eu estava certo foram os inúmeros acontecimentos e polémicas que se passaram na edição passada, provas encurtadas para distancias dignas de competições de velocidade, largadas em andamento, ondas de quase um metro de altura na zona da largada, problemas nas chegadas, metas enviusadas, curvas para a direita, curvas para a esquerda, canas de pesca, bem já chega, acho que estaria aqui a tarde toda a escrever, só pedia um pouco de consciência a quem de direito, vamos de uma vez por todas fazer qualquer coisa pelo remo, a qualidade do nosso remo é o que é, mas enquanto continuarmos a realizar as competições mais importantes do nosso calendário em sítios destes, nunca iremos melhorar, pelo contrario, só estaremos a contribuir para o enfraquecimento de uma modalidade que já por si pouco peso tem no panorama desportivo a nível nacional. Mas passado isto á frente, amanha irão ser conhecidos os primeiros campeões nacionais desta época, serão 17 provas, entre juniores e seniores, femininos e masculinos, com inicio às 13:00 horas e conclusão prevista para cerca das 16:30 horas, esperemos que este ano as provas tenham a distancia de 4000 metros que é para isso que andamos a treinar e é por isso que esta competição é designada por campeonato nacional de Fundo. São esperadas algumas provas verdadeiramente interessantes, e tenho o pressentimento que a prova que eu irei disputar, o 4-SM, poderá ser uma delas, não acredito muito que depois da superioridade demonstrada pelo SCC no shell de oito neste inicio de temporada, haja muitos clubes que façam a sua aposta principal nesta prova, daí pensar que as provas de 4-, 2X e 4X possam ser até bastante mais animadas do que a prova rainha, mas isso logo se verá amanha, da minha parte apenas prometo que darei o máximo, faremos tudo para ganhar embora consciente que não estamos a andar nada de especial, temos alguns problemas que aliados ao pouco treino em conjunto me façam crer que um lugar entre os três primeiros já não seria mal, mas que ninguém se descuide, como se costuma dizer, nós estamos à espreita. Dito isto apenas referir que o SCC alinhará em quatros provas, 4- JM, 2X SM, 4-SM e 8+ SM, boa sorte para todas as nossas tripulações, e boa sorte para todos os presentes amanha neste campeonato, que pelo menos sejam provas limpas, isentas de polémicas e que ganhem os melhores, um abraço para todos.
Programa das provas:aqui

1 Comments:

At 05 fevereiro, 2007 08:22, Anonymous Anónimo said...

Bem aquilo era mesmo um nacional de remo?Será que a marinha Portuguesa não sabe como se formam as ondas...a falta de organização por parte nda federação nacional de remo acho que também foi culpada por permitir a circulação de "navios" durante o tempo de provas.Isto é uma vergonha para o remo Nacional...
Sérá que haverá alguem que queira mudar isto???
alguem m responda

 

Enviar um comentário

<< Home