...

terça-feira, maio 16, 2006

Internacional de Gondomar

Como se esperava, foi um bom teste para todas as tripulações presentes. Também se esperava que alguns clubes não se apresentassem na sua máxima força, e isso também aconteceu, alguns nem sequer estiveram presentes nesta internacional, mas os que lá estiveram, para além de realizarem talvez o derradeiro teste antes do campeonato nacional de verão, ainda tentaram oferecer um bom espectáculo a todos os presentes, que até eram bastantes, talvez as condições climatéricas e a boa organização deste evento tenham ajudado para esse facto. Agora falando um pouco da regata de shell de oito, na qual eu participei, antes de tudo tenho de referir que o Clube Náutico de Viana não se apresentou com a sua principal equipa, muito embora tenha participado com duas tripulações nesta prova, uma delas composta por pesos ligeiros, facto positivo para a nossa equipa, pois já é um ponto de referencia para nós, ficamos a conhecer mais um possível adversário, o Ginásio Clube Figueirense também optou por não mostrar o seu nível aos adversários, e não fez deslocar nenhuma equipa a esta regata, o Náutico de Vigo como se esperava participou com juniores, o Fluvial Portuense optou por não esconder absolutamente nada, equipa principal, e fresquinha, sem desdobramentos, os Ingleses do Cambridge, facilmente eram distinguidos de todos os outros, verdadeiros armários, enormes, embora se encontrem numa fase da época mais relaxada, e penso mesmo que esta vinda deles a Portugal tenha sido bem mais em carácter de férias, estavam aqui para ganhar, e tinham o nome da sua instituição para defender.
De manha, nas eliminatórias, pouco que destacar, nenhuma surpresa, na primeira manga, S.C. Caminhense A, Clube Náutico de Viana A, a equipa de ligeiros, e os juniores do Náutico de Vigo fizeram os três primeiros lugares e passaram à final. Segunda eliminatória, a nossa manga, largamos rápido, fizemos 500 metros ao máximo, estávamos em terceiro lugar, mas juntinho ao Cambridge e Fluvial Portuense, baixamos consideravelmente o ritmo e assim fomos até ao final, nesta manga ainda se classificou uma quarta equipa, o Infante para disputar a grande final com sete embarcações.
Parte da tarde, depois de muitas regatas, alinhamos para a final, mas o rio Douro tem destas coisas, a navegação marítimo-turistica e a passagem de navios fez com que a largada se atrasasse uns bons 20 minutos. Alinhamos novamente, muito fácil alinhar nesta pista, devido ao facto de existirem pontões para a colocação das popas das embarcações, voz de largada em língua inglesa, pelo facto de estar presente uma equipa estrangeira, o Fluvial Portuense não sei como largou, arrisco mesmo a dizer que quase de certeza fez uma largada falsa, fugiram uma imensidão, e logo a seguir estávamos nós, até saímos bastante bem, mas mesmo assim já mais de um barco atrás do Fluvial, a meio barco de nós o Cambridge, e a um barco de nós o S.C. Caminhense A, até aos 1200 metros conseguimos manter a segunda posição, a partir daí, a equipa A do Caminhense mostrou que realmente é forte, e começou mais uma das suas já habituais recuperações, esta sem duvida fantástica, porque o Fluvial estava cerca de dois barcos na frente deles, e numa regata de 2000 metros não é muito fácil recuperar uma distancia destas, eles conseguiram, e ainda ganharam por mais de meio comprimento, para nós ficava a difícil tarefa de tentar fazer frente aos Ingleses que não conseguiam diminuir a distancia que os separava de nós, de maneira que nos últimos 500 metros decidimos mesmo aumentar a nossa vantagem, subimos um pouco o ritmo, o barco estava a sair bem, conseguimos mesmo dar águas ao Cambridge, só visto, contado ninguém acredita, e acabamos a barco e meio do Fluvial na terceira posição, tendo deixado os ingleses do Cambridge a cerca de dois barcos de nós, sem lugar no pódio, relegando-os para o quarto lugar, em quinto lugar, já bastante longe de nós, a equipa do Clube Náutico de Viana, que caso aposte no shell de oito ligeiro possivelmente não seja um adversário á nossa altura, em sexto lugar, a equipa de juniores do Náutico de Vigo e em sétimo lugar, a equipa da casa, o Infante.
Durante toda a época o Caminhense conseguiu ter duas embarcações de shell de oito entre os mais rápidos, mas colocar as duas tripulações no pódio estava a resistir, por fim esse objectivo cumpriu-se, e o pódio desta regata internacional de Gondomar encheu-se de cor verde, verde do Caminhense.
Nossos resultados:
4+ Masculino
: Virgílio Barbosa; Bruno Amorim; Júlio Seixo; Paulo Cerquido; Tim - Ricardo Sobreira – 1º lugar
1X Masculino: Rui Guerreiro – 6º lugar
2- Masculino: Tiago Covinhas; Pedro Moçozinho – 2º lugar
4X Masculino: José Oliveira; André Pires; Filipe Martins, Gonçalo Garrido – 8º lugar
8+ Masculino
:
S.C.C. A ( Tim: Ricardo Sobreira; Bruno Amorim; Júlio Seixo; Paulo Cerquido; Virgílio Barbosa; Pedro Moçozinho; Tiago Covinha; Anthony Passos; Rui Seixo) – 1º lugar
S.C.C. B ( Tim: João Caçais; Rui Viana; Henrique Baixinho; Carlos Seixo; Hélio Carvalho; Jaime Vilarinho; Renato Rodrigues; Cláudio Rodrigues; João Tiago Rocha) – 3º lugar
Resultados e mais fotos:aqui
Algumas fotos:
Depois do almoço, os guerreiros de volta ao campo de batalha!
Momentos de concentração. Está quase na hora!

A nossa tripulação a caminho da largada.

O S. C. Caminhense A, também a caminho da largada.

Os gigantes do Cambridge, mal sabiam eles o que lhes esperava!

Diferença final, entre SCC A e o Fluvial Portuense.

Mancha verde no pódio!

2 Comments:

At 17 maio, 2006 17:42, Anonymous Anónimo said...

O 1x ficou em 6º, é mal mas não piores as coisas.

 
At 21 maio, 2006 22:06, Blogger Rui Viana said...

correcção efectuada, sabes que nunca duvidei do teu valor!

 

Enviar um comentário

<< Home