...

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Prova ou filme!

E porque muita gente me pediu para falar sobre a minha atribulada prova, e dizer o que de tão anormal aconteceu, é que o vou fazer. Mais de 30 minutos atrasada devido à avaria de uma lancha de um juiz arbitro, ainda bem que não estava muito frio, ficamos ali à espera tempo sem fim, sem que nenhum arbitro se lembrasse de dar algum período de tempo para continuarmos com o aquecimento, situadas na zona da largada estavam umas canoas com uns miúdos lá dentro, não sei bem qual o objectivo daquilo, não encostamos lá, talvez alguém pudesse pensar que aquilo poderia servir ou ser utilizado como pontões de largada, eu não, um alinhamento que Deus me livre, e contra mim falo, estávamos quase um barco à frente das equipas situadas mais perto da margem do Porto, largadas já típicas, em andamento, ao mais puro estilo “Kart” mas paciência, a largada saiu bastante bem, fomos de imediato para a frente, ao nosso lado apareceu muito rápida a tripulação do Skoda Fluvial, começamos então uma particular disputa lado a lado, mais ou menos, ao passar a ponte da Arrábida, primeiro momento radical e de pura adrenalina da prova, o Skoda Fluvial, que ia um pouco à nossa frente começa a ser atingido por ondas enormes, logo em seguida somos nós também a ser apanhados, embora apenas me desse bem conta da dimensão dessas ondas quando vi, as embarcações do Ginásio e do Infante atrás de nós a serem verdadeiramente engolidas por vagas enormes de talvez um metro de altura, pareciam autênticos barquinhos de papel ali no meio, realmente só ai me apercebi que até poderia de certa maneira estar em perigo a integridade física de algum de nós já para não falar do material, lá recuperados do susto continuamos a prova, talvez ai, com esta situação tenhamos saído algo favorecidos e conseguimos ficar novamente mesmo ao lado outra vez do Skoda Fluvial, o Infante e Ginásio ficaram literalmente arrumados da disputa da prova, pudera, depois daquilo que eu vi. Mais ou menos a meio da prova, segundo momento de grande adrenalina da regata, numa olhadela repentina que dei para o lado, uma enorme sombra atrás de nós, o meu primo a gritar, “está um barco parado no meio da pista”, um barco enorme de cor branca da Marinha mesmo parado ali no meio do rio, curva para o lado de Gaia e ai fomos nós a resultar um pouco prejudicados, quanto mais empurrados para Gaia, pior para nós, mas pior ainda, acho que foi para o Infante, parece que estiveram mesmo muito perto de colidirem com aquele barco segundo aquilo que me contaram, a partir dai uma fase mais normal da regata, bastante tempo a remar lado a lado novamente com o Skoda, até que de repente começam a bater remos com remos e o inevitável acontece, lá ficamos embrulhados uns contra os outros, ao tocar com a pá do meu remo num remo da equipa do Skoda Fluvial dei uma “enforcadela” que quase saio disparado pela borda fora, ai que me perdoem, mas nós íamos à frente, talvez pouco mais de meio barco e segundo me quis parecer, eles é que alteraram o rumo com a intenção de nos empurrar para a parte exterior do percurso, mas isto é assim, juízes nem vê-los, e como o rumo é livre, ganham os mais inteligentes, ai ganharam eles, ao sair daquela confusão tivemos ambos que abrir o leme e ai eles tinham o melhor lado na última curva e aproveitaram, contra eles nada, fizeram o que eu faria se estivesse no lugar deles, ganharam a prova, ficamos em segundo e o Ginásio Figueirense em terceiro.
Antes deste nacional se me garantissem que iria ficar em segundo lugar, pensaria de imediato que era um bom resultado, mas depois de ver todos aqueles acontecimentos realmente ficamos pensativos, será que eles eram melhores que nós, ou até podemos pensar de outra maneira, será que somos melhores que qualquer equipa que tenha ficado atrás de nós, é só isso que pergunto e sei que para esta pergunta ninguém tem resposta, de qualquer maneira, parabéns aos vencedores e a todos os que participaram nesta atribulada prova, todos terminaram a regata o que nestas circunstancias já não é nada mal. Que fique muito claro que não tenho nada contra a equipa do Skoda Fluvial, são uma excelente equipa, já o vêm demonstrando à algum tempo, e provavelmente tenho a certeza que também gostavam de ganhar a prova de outra maneira, também nunca fui muito apologista de protestar a prova, primeiro porque não sei onde andavam os juízes, nunca os vi durante a prova, eles não viram absolutamente nada, por isso de nada serviria, seria a nossa palavra contra a deles e segundo porque prefiro ficar em segundo lugar numa prova do que, ganhar uma prova protestada. Este é o meu relato da prova, cada um é livre de fazer o seu relato, da maneira que entender, só peço é que ninguém me acuse de não saber perder e de não assumir as derrotas, provavelmente já tive mais derrotas que vitórias, por isso sei bem conviver com elas, mas de uma coisa ninguém me pode convencer, isto é uma prova de remo, acham que isto é mesmo remo, isto é tão triste e tão deprimente tanto para quem perde como para quem ganha e evidentemente também o deve ser para quem assiste.
Nossos resultados:
4- JM
1º - CNV
2º - SCC
3º - INFANTE
4º - ARCO
5º - CFP
6º - P.CALE
7º - SKODAcfp
2X SM
1º - CFP 12:11
2º - CNV 12:13
3º - SCC 12:21
4º - SCP 12:35
5º - NAVAL 13:00
6º - P.CALE 13:02
7º - INFANTE 13:26
8º - ANL 13:28
9º - SKODAcfp 13:34
10º - ACADÈMICA 14:03
4- SM
1º - SKODAcfp
2º - SCC
3º - GINÁSIO
4º - CFP
5º - ARCO
6º - INFANTE
7º - CNV
8+SM
1º - SCC
2º - SKODAcfp
3º - INFANTE
4º - CFP
5º - GINÀSIO
Todos os resultados: aqui

11 Comments:

At 09 fevereiro, 2007 20:06, Anonymous Anónimo said...

Covas,por desgraça a nos também nos aconteceu algo parecido com isso que descreves ai no teu blog, tirando a parte de bater com o barco. É triste que isto possa-se repetir.

Ass. Joni Santos

 
At 10 fevereiro, 2007 03:23, Anonymous Anónimo said...

Olá Rui, embora nao tenha o prazer de te conhecer pessoalmente, escrevo estas linhas, para te dar os parabens pelo teu blog, e pelo discernimento que demonstras no que escreves, penso que tens uma visao muito equilibrada e realista do remo nacional e ao mesmo tempo sem nunca perder o respeito, em suma em minha modesta opiniao é uma honra para o remo Nacional ter um praticante como tu, fui praticante de remo do Real Clube Fluvial Portuense, e colaborei por diversas vezes na antiga Associacao de Remo do Norte, hoje Associacao de Remo do dsitrito do Porto e Associacao de Remo do dsitrito de Viana do Castelo, recentemente colaborei tambem com a ARDP, actualmente estou desligado do remo Nacional, e tenho o prazer de viver este desporto maravilhoso na alemanha, e é melhor nem falar do é ORGANIZACAO neste desporto maravilhoso aqui na Alemanha, quando conhecemos a realidade da Organizacao do remo em Portugal, ficamos deprimidos e envergonhados.
Sou Fluvial, Ial, Ial, Ial, até morrer, mas desejo que o Glorioso Sporting Clube Caminhense, Clube que aprendi a respeitar e a admirar desde pequenino, tenha a sabedoria de aproveitar um remador como tu na sua classe de dirigentes, assim que chegar a tua hora de dares o teu contributo, e certamente mais tarde contribuiras tambem com Associacoes e federacao, e os nossos miúdos que nos fazem recordar de quando nós tambem descobrimos o prazer de remar, poderao entao dizer que aquela prova realizada nao em Sevilha mas em uma qualquer regiao de nossa terra, é remo a sério, ao encontrar pessoas como tu no remo nacional, tenho a certeza que nao é um sonho, mas uma realidade que o futuro nos trará, Obrigao tambem ao artur antunes pois foi dele que recebi no ano passado a dica de consultar o teu blog e ler as tuas opinioes, um grande abraco e bem hajas pelo futuro do remo nacional.
Daniel Barbosa

 
At 13 fevereiro, 2007 01:51, Anonymous Anónimo said...

Eu acompanhei a regata, nao por estar ligado a um dos clubes mas porque ia em direcçao à largada e chamou-me à atenção a regata pela disputa.
So queria deixar tb aqui a minha opiniao à cerca do assunto.
A mim parece-me que o Caminhense ia um pouco à frente e aproveitou esse facto para direcionar o rumo para o lado do Porto, para fazer a curva por dentro, como todos desejam - Rui Viana "e ai eles tinham o melhor lado na última curva e aproveitaram" e como o Fluvial manteve a tragectoria ouve o embate.
Ao Rui só tenho a dar os parabens pela sinceridade. E ja que foi sincero no que disse da largada, a quando o embatte dos barcos, entao feita justiça o Fluvial deveria ir meio barco à frente certo?

 
At 13 fevereiro, 2007 10:50, Anonymous Anónimo said...

Segundo Nuno "convencido" Coelho, em declarações à televisão, foi uma regata normal!!!

És muita bom és!

 
At 13 fevereiro, 2007 11:35, Anonymous Anónimo said...

Deixem-se lá de tretas e treinem, a regata já lá vai e outra se aproxima... a mim parece-me que o nacional de inverno vai ser interessante, o Caminhense vai apostar no 4- e o Fluvial tem que se reforçar se n vai perder com certeza... Abraço a todos os remadores

 
At 13 fevereiro, 2007 13:05, Anonymous Anónimo said...

ó Luis Sequeira, devias esconder essa carinha. De volta com os comentários??? Tu não Remas há séculos! Tu nunca remaste em condições! Tu não estás a par do que se passa no remo, porque só apareces de ano a ano para veres uma ou outra prova, como é k podes opinar???? Sim pergunto-me como poderás pensar que as tuas opiniões são sensatas e importantes? Se o que sabes é o que ouves dizer...?São só estas as minhas questões em relação aos teus comentários infelizes com os quais nos tens brindado ao longo dos últimos tempos! Quando digo Luis Sequeira, falo também de outros tantos treinadores de bancada que andam por aí!!!
Bravos são os que dentro dos problemas procuram soluções!!!

 
At 13 fevereiro, 2007 17:16, Anonymous Anónimo said...

a questao mais importante nisto tudo é saber onde andavam os juizes, so eles é que poderiam fazer justiça ao resultado, talvez a lancha tenha voltado a ficar avariada no meio do rio, estes senhores também têm de ser responsabilizados por esta vergonha de nacional, se em vez de se preocuparem com insignificancias, poderiam muito bem após terem visto uma ou duas regatas ter a coragem de anular este nacional pelo facto de o local e a pista nao reunir as minimas condiçoes para a pratica de regatas, isto é que eu gostava de ver mas não há coragem, pensem nisto.

 
At 14 fevereiro, 2007 00:29, Anonymous Anónimo said...

O Pedro Fraga e Paulo Quesado foram convidados a participarem em Boston no Campeonato do Mundo de Remo Indoor. Parabéns

 
At 14 fevereiro, 2007 03:39, Anonymous Anónimo said...

Acho que faltava aqui o comentário de um membro da outra tripulação.. Na largada, sinceramente nenhum de nos reparou se estavamos atras ou nao..vim a saber hoje quando visitei este blog, o SCC pelas fotos que eu possuo da regata, veio sempre à nossa frente uma proa, quanto ao momento do embate, agora acredite quem quiser, não sei dizer de quem será a culpa, nem o meu voga soube dizer.. mas achamos que fomos sempre em frente, talvez o SCC quisesse apertar a curva mais cedo do que nós, nunca se saberá. Mas uma coisa é certa,quando começamos a remar ja separados estavamos lado a lado,tambem tenho fotos do embate,e do pos embate. Apartir daí foi uma questão de quem conseguiu tirar maior proveito,nao do embate, mas dakeles segundos preciosos que deram para respirar fundo..lol... Abraços a todos.. venham as más linguas como já é habitual.
Bruno Pêgo

 
At 17 fevereiro, 2007 22:06, Anonymous Anónimo said...

Luis Sequeira, mais valia não dares a cara por esses comentários inúteis e infelizes. Que acima de tudo só demonstram que és um facioso e parcial!
Se eu fosse a ti fazia como as avestruzes, escondia a cabeça dentro de um buraco.

A questão não é onde andam os arbitros? Mas sim porque não agiram? Pergunto-me por que regulamentos se direccionaram??

 
At 21 fevereiro, 2007 10:54, Anonymous Anónimo said...

roger - E quem te disse a ti que os teus comentarios eram uteis e inparciais, enganou-te bem... esta visto que a tua preocupaçao sao os meus comentarios e nao os posts do blog. Mas nao te preocupes mais comigo miudo, procura ajuda medica que isso passa. A mim pareces-me que es ou frustado, infantil ou limitado.
Se queres um conselho de uma pessoa mais velha, limita te a opinar sobre os assuntos e nao sobre mim, senao cais no ridiculo.
Por fim peço te desculpa se algum dia rejeitei o teu amor por mim, mas tens que compreender que eu gosto é de mulheres, ultrapassa...
Para encerrar da minha parte o assunto morre por aqui o meu dialogo com este ser.

 

Enviar um comentário

<< Home