...

quinta-feira, março 22, 2007

Taça Presidente da Républica

Molhada, muito molhada, não há melhores palavras para descrever esta edição da Taça Presidente da República, o rio Minho no seu pior, dificuldades climatéricas a mais para uma prova de remo, foi o que tiveram que enfrentar todas as tripulações presentes. Como não remei decidi acompanhar na integra esta regata, embarcado numa pequena lancha, pois bem, até a mim me custou, se o remo já é um desporto sacrificado e difícil, nestas condições pior ainda, um verdadeiro vendaval, um plano de água muito alterado, embarcações encostadas ao longo das margens obrigadas a retirar litros e litros de água, enfim, foi pena, penso que poderia ser uma regata bastante interessante se as condições climatéricas ajudassem, estavam presentes boas equipas, mais até do que, aquelas que eu pensava que poderiam estar, dada a altura da época em que esta regata se realizou, muito fora de época, verdade seja dita.
Na prova de shell de oito masculino era esperada uma verdadeira guerra entre o SCC, o Náutico de Vigo e os ilustres convidados, os bascos do Orio, também não iria ser menos interessante a luta pelo resto das posições onde estavam presentes algumas das melhores tripulações nacionais, pois bem, o SCC dominou por completo, da primeira à ultima remada, largou muito bem, aproveitou o conhecimento que tem do rio e a forte tripulação que possui e penso que apesar de todos os factores climatéricos, ganhou justamente, controlou com certa comodidade a vantagem adquirida, em segundo lugar a tripulação de Orio, de certeza que acabou por ser um pouco surpreendida na largada, e como já todos sabemos como é importante largar bem nesta modalidade, mesmo assim nunca desistiu de tentar chegar ao primeiro lugar, houve mesmo alturas em que parecia que conseguia diminuir um pouco a desvantagem, mas, nada mais conseguiu fazer do que manter o segundo lugar, na terceira posição, o Náutico de Vigo, definitivamente este ano não estão tão fortes como em anos anteriores, mas são sempre candidatos à vitória e uma equipa a respeitar. Na luta pelos seguintes lugares, a surpresa foi causada pela tripulação júnior do Náutico de Viana que acabou por se superiorizar ao resto de equipas seniores, alcançando um muito meritório quarto lugar. Quadriscull feminino, domínio total e incontestável do Skoda Fluvial, são definitivamente a potência nacional em senhoras, primeiro e segundo lugares para ninguém ter duvidas, Náutico de Vigo fechou o pódio. Claro está, que com estas condições climatéricas tão adversas o normal desenrolar desta prova, bem como, algum que outro resultado podem ter sido um pouco afectados, mas penso que na generalidade as condições foram iguais para todas as tripulações, claro que o remo é para ser praticado em condições totalmente contrárias aquelas que se encontravam, mas pelo menos, esta regata fez me lembrar algumas edições do já histórico e celebre Troféu Minho, em que muitas vezes coisas como estas aconteciam, lembro-me ainda muito bem, quando um shell de oito júnior do S.C.C. conseguiu ganhar uma destas edições, graças a todos os favoritos terem de encostar para retirar a água e eles com um verdadeiro barco de guerra, conseguirem chegar com tranquilidade à meta em primeiro lugar, e claro está, nessa semana foi a loucura no clube, os juniores todos convencidos e os seniores todos envergonhados.
Para terminar, o positivo desta regata, foi agradável ver todo o entusiasmo que o remo continua a despertar em Caminha, muita gente a encher as margens do percurso, muita gente na chegada, muita gente em lanchas a acompanhar a regata, enfim, nesta pequena vila o desporto rei é o remo, sempre foi e sempre será por muito que isto custe a determinadas pessoas, o troféu em disputa, cerca de 20 quilos em bronze, nada mais é necessário dizer, o negativo, algumas coisas, por exemplo, a distancia da regata, quando se vai fazer uma regata todos gostam de saber ao certo aquilo que têm que remar, a um dia da prova ainda ninguém sabia onde ia ser a largada, se seria uma regata de fundo ou uma regata de velocidade, pois bem, nem foi peixe nem foi carne, cerca de 3000 metros, a Taça Presidente da República sempre foi uma regata de fundo, por isso não entendo o porquê desta alteração, e se como tudo isto não chegasse, escolheram o local menos propício para efectuarem a largada, praticamente encima de banco de areia, e para terminar, também poderiam ter escolhido melhor a hora, o vento aparece quando menos se espera, é verdade, mas quem conhece este rio e esta zona sabe muito bem que logo após a mudança da maré e principalmente quando a maré já se encontra a descer as probabilidades de o vento aparecer são bem maiores, talvez seria mais aceitável remar contra a corrente ou mesmo realizar a regata em horário diferente, para não ter aquele vento e aquela agitação toda presente, enfim, continua a faltar um pouco de sensibilidade da parte de quem toma decisões e como é costume, quem acaba por pagar sempre a pior factura é quem rema, já nos vamos habituando infelizmente, pelo menos que tentem aprender com os erros cometidos e pelo menos, tentem não voltar a cair nos mesmo buracos. Parabéns aos vencedores e a todos quantos mostraram a sua valentia e competiram nesta regata.

Resultados:
4X Feminino
1º - SKODA Fluvial B
2º - SKODA Fluvial A
3º - Náutico de Vigo (Espanha)
4º - Ginásio Figueirense
5º - ARCO
6º - Infante
7º - Náutico de Vigo B
8º - Miño
8+ Masculino
1º - S.C.C. A 10:50
2º - Orio (Espanha) 10:58
3º - Náutico de Vigo A (Espanha) 11:26
4º - C.N.V. 11:54
5º - SKODA Fluvial A 12:16
6º - Ginásio Figueirense B 13:12
7º - Miño A 15:07
8º - Ginásio Figueirense A 18:44
9º - Miño B 22:59
10º - SKODA Fluvial B 30:22
11º - Náutico de Vigo B 33:17
12º - S.C.C. B Afundou
13º - Infante B Afundou
14º - Infante A Afundou
15º - Académica Desc.

Algumas fotografias:

----------

----------

----------

----------

----------

----------

----------

----------

----------

----------

----------

----------

7 Comments:

At 22 março, 2007 16:46, Anonymous Anónimo said...

Covas, o que nao teria sentido nenhum era fazer uma prova de fundo, quando a epoca de fundo ja acabou a bastante tempo!...onde as equipas agora se encontram a treinar velocidade.Por isso a que adequar as provas au calendario.
ai nao tiveste muita razão. ala fica bem

 
At 22 março, 2007 19:34, Anonymous Anónimo said...

Ao que parece o SCC não dominou assim tão à vontade, pois o Orio e o GCF vieram à frente até à curva e só quando começaram a meter água, principalmente o GCF (que tem peso a mais para o barco) é que o SCC passou para a frente.

Além do mais é ver as tripulações que ficaram na frente e ver os cascos que os mesmos têm (o CNV é um exemplo claro disso)!!!

Mas o SCC não deixa de ter todo o mérito na vitória

Quanto ao comentário anterior, não sabia que ainda havia época de fundo, pois esta federação acabou com isso, já que as regatas de 2000 começam logo em outubro, e os clubes têm ajudado a isso, não contestando a FPR e encolhendo as suas regata todas. As 3 descidas (douro, ria e caminha) já chegaram a medir, juntas mais de 30Km

O Miguel Sousa Tavares do Remo

 
At 22 março, 2007 21:25, Anonymous Anónimo said...

Deixo só aqui um reparo àos atletas que se queixaram das ondas e do rio do nacional de fundo no porto, que não havia condições... etc Eu pergunto: e nesta havia condições??? Como disse alguem na tv... deixo aqui o meu desagrado.

 
At 22 março, 2007 22:39, Anonymous Anónimo said...

caro amigo, uma coisa são ondas provocadas pelo vento e condições climatericas outra coisa sao ondas provocadas por embarcações, umas são evitaveis outras não.Uma coisa é uma regata organizada por um clube outra coisa é um campeonato nacional, é bom diferenciar as coisas.

 
At 23 março, 2007 20:20, Blogger Unknown said...

espero que tenhas a claridade de espírito para analisar as criticas que fizeste aos campeonatos nacionais de fundo no porto, porque pela tua descrição a regata de caminha não foi exemplo para ninguém.

 
At 30 março, 2007 00:25, Anonymous Anónimo said...

já era tempo de actualizar a página

 
At 02 abril, 2007 16:12, Anonymous Anónimo said...

FEITA JUSTIÇA !



A Federação Portuguesa de Remo decidiu corrigir o erro do Júri na regata de 4- (pesos ligeiros) dos Campeonatos Nacionais de Fundo (Porto, 4 de Fevereiro).

Foi-nos atribuída a pontuação máxima naquela regata, passando o Ginásio Litocar da 5ª para a 3ª posição no Ranking final dos Campeonatos.

 

Enviar um comentário

<< Home