...

quarta-feira, abril 04, 2007

Aranhas móveis!


Confesso que a primeira vez que vi este vídeo também não reparei neste pequeno grande pormenor, como também não apanho absolutamente nada da língua francesa, parecia-me apenas mais uma simples regata de skiff, do campeonato do mundo de 1982, mas quando, num determinado ângulo de filmagem à proa de uma embarcação, verifiquei que esta praticamente não sofria a oscilação normal, consoante a ida à frente e a vinda para trás, ai achei estranho, muito estranho, pensei para mim, em 1982 é que se remava bem, verifiquei melhor, e descobri, aranhas móveis.
Pois bem, de certeza que muita gente já tinha ouvido falar nesta fase da evolução das embarcações de remo, chegaram a permitir este tipo de embarcações em competição, como foi o caso deste campeonato do mundo, muito embora mais tarde fosse decidido aboli-las do plano competitivo, uma das grandes vantagens deste sistema é sem duvida o anular da oscilação que a proa e a popa de um barco normal sofrem, nestas embarcações o centro de gravidade é fixo, o slide não se movia, as aranhas e o pau de voga funcionavam em conjunto e moviam-se simultaneamente, também se comentava que este tipo de embarcações eram mais rápidas do que as convencionais, ai não sei, 7 minutos foi o tempo do vencedor desta final, 6:35 é o tempo do actual campeão do mundo, uma coisa é certa, já lá vão uns bons 25 anos, tudo tem evoluído muito, se bem que, como aconteceu neste caso, nem toda a evolução pode ser permitida, de certeza que se esta decisão não fosse tomada hoje em dia o remo era muito diferente daquilo que é.

5 Comments:

At 05 abril, 2007 01:03, Anonymous Anónimo said...

em 1982 já havia pistas de remo?

pensei que tivessem sido inventadas só em 2002...

que estranho!!!

 
At 05 abril, 2007 22:08, Anonymous Anónimo said...

Ouve um grande atleta do Caminhense que participou na final B do Skif nesse Campeonato do Mundo em 1982 em Lucerne.
Mas infelismente já não se encontra entre nós. Grande atleta!

 
At 07 abril, 2007 15:16, Anonymous Anónimo said...

Gosto particularmente da maneira como dizes, "já lá vão uns bons 25 anos", quando na verdade vão exactamente 25 anos. Tu próprio deixas os dados para fazer as contas...Ora bem, a regata foi em 1982, estamos em 2007..."pá, sem querer estar a inventar pá, mas vão pelo menos 25 anos pá..."
E no máximo também...
(os pás são propositados, dizem-me que é assim que vocês falam em Caminha)
De qualquer forma, continuação do bom trabalho com o blog, sou leitor assíduo.
Um abraço

 
At 09 abril, 2007 11:22, Blogger Super said...

O grande atleta foi uma referencia do remo nacional, o Carlos Seixo. E como curiosidade houve uma campeã Nacional em Portugal com um barco de aranhas móveis. Se não me falha a memória foi uma skifista ou do Ferroviario ou da A.A.C., em Cacia numa altura em que o Remo mobilizava mais pessoas que alguns jogos de futebol. (Quem não se lembra das camionetas de adeptos do Caminha para puxar pelo 8+?)

 
At 11 abril, 2007 21:50, Anonymous Anónimo said...

na artura era com remos de madeira so isso quer dizer muito... e o material dos barcos ñ sei qual era... ta tudo dito...

 

Enviar um comentário

<< Home