...

sábado, junho 02, 2007

Campeonato Nacional de Verão 2007 - crónica 1

Claro que para falar do Campeonato Nacional de Verão tenho que me esticar um pouco mais nas palavras ou não seja esta a prova para a qual eu e a grande maioria dos remadores neste país treinam e se esforçam durante uma época inteira. Para começar vou falar das minhas duas regatas, no sábado, skiff peso ligeiro, antes de mais gostava de referir que fui eu o escolhido para representar o SCC nesta tripulação mas, poderia muito bem ter sido outro remador qualquer do meu clube, existe muito boa gente no Caminhense que sabe andar bem num skiff, e claro que um deles é o velhinho, o Henrique Baixinho, foram muitos os treinos em que ele demonstrou que até poderia ser mais rápido que eu, acabei por ser eu o escolhido até porque ele já há algum tempo atrás me tinha referido que não estava com muita vontade de perder peso e que eu poderia ser uma boa opção para fazer este barco. Mais uma vez treinamos muitas vezes juntos, nós e o Paulo, tal como fizemos para o nacional de Inverno, existiu sempre muita rivalidade nos treinos, rivalidade saudável é claro porque mal acabavam as sessões já estávamos a conviver e a trocar impressões, em muito boa parte, os bons resultados que conseguimos estão relacionados com esta saudável rivalidade e convivência. O skiff é um barco especial, solitário, por isso o melhor é termos de vez em quando alguém ao nosso lado para que o isolamento não nos afecte e não nos desmotive durante os treinos. Desde cedo que estabeleci o objectivo de marcar presença no pódio, não sabia se teria concorrência forte ou não, mas também não me interessavam os outros apenas me preocupei em treinar bem para dar o meu melhor e saber onde conseguia chegar, alguns pensavam que estava a colocar a fasquia muito alta, outros pensavam que estava a ser precavido demais, mas, na verdade eu acreditava que esse seria o meu lugar, felizmente consegui, sinto-me contente e orgulhoso com este terceiro lugar, acho que foi merecido e muito justo. No domingo as minhas responsabilidades já eram um pouco diferentes, quando nas minhas costas tenho a companhia do remador mais laureado e mais experiente de Portugal, de um dos melhores juniores de Portugal e ainda do remador mais trabalhador e mais dedicado do clube é claro, apenas se pode esperar uma coisa, a vitória, sabíamos que não era uma prova muito competitiva e difícil, mas é preciso ganhar e cumprir com o estabelecido e para além disso o shell de quatro com timoneiro não é uma embarcação qualquer para o SCC, apesar de agora já não ser tão importante como era quando em disputa estava a taça Lisboa, continua a ser uma prioridade sempre que possível. Ganhamos a prova, até talvez com mais facilidade do que esperávamos, não tivemos muito tempo para prepararmos este nacional mas, das poucas vezes que treinamos demonstramos que encaixávamos bem e tínhamos vontade de vencer. Tive de esperar até este nacional para ganhar um título este ano, estava a ver que ia ficar em jejum esta época, ainda bem que o conseguimos, também me sinto contente e orgulhoso com a regata que fizemos e muito mais com o resultado que obtivemos. Gostava também de dar os parabéns a todos os meus adversários destas duas regatas, às vezes na altura podemo-nos esquecer ou não ter essa oportunidade e como tenho este espaço aproveito, aqui ficam eles registados, tanto para aqueles que me venceram como para aqueles a quem eu venci, nunca se esqueçam disto, é graças a existir derrotados que as vitórias tem valor para quem as ganha.

Etiquetas: , ,